Bem-vindos ao LATyCAR
Um Programa de Masters para Masters

Historia

AVAA e o Máster na Venezuela

Em 1986 a Associação Venezuelo-Americana da Amizade ("AVAA"), sediada na Venezuela, endossou e organizou pela primeira vez, um evento de natação máster, com regras da FINA, denominado La Triple Corona de Natación Master Amistad, que deveria se realizar três vezes ao ano, em cidades venezuelanas distintas.

Nascimento do Latino - Americano e do Caribe

Em 1990, o conselho diretor da Fundação "Triple Corona", anunciou que em 1991, que realizaria o Primeiro Campeonato Latino-Americano e do Caribe de Natação Máster, no moderno " Complexo Desportivo das Nações Unidas", em Caracas, mesmo local em que houveram as provas de natação, dos Jogos Pan-Americanos de 1982. A idéia, foi incluir a natação máster à rotina esportiva de todos os países do continente americano, exceto o Canadá e EUA, onde esta modalidade esportiva, já se encontrava enfocada e encaminhada. Latinos, Caribenhos e estrangeiros residentes ao sul do Rio Grande, seriam os eleitos para competir.

1o. Campeonato - Caracas, Venezuela - 1991

Este campeonato, se realizou com a participação de um total de 376 nadadores, dos seguintes países: Peru, Argentina, Brasil, Barbados, Porto Rico, USA(latinos), Trinidad e Venezuela. Tal êxito foi alcançado, que decidiu-se, efusivamente, seguir realizando o evento, a cada dois anos. San Juan, Porto Rico foi a próxima selecionada.

2o. Campeonato - San Juan, Porto Rico - 1993

Com 475 participantes, da Venezuela, México, Barbados, Argentina Panamá, Trinidad, Brasil, Porto Rico e Suriname, o evento foi um sucesso total. Um dos clubes mais famosos da ilha, serviu de anfitrião.

3o. Campeonato - Christ Church, Barbados - 1995

Este evento foi organizado pelo Clube Casuarina, registrando-se mais de 600 nadadores inscritos, da Guatemala, Panamá Venezuela, México, Bermudas, Trinidad-Tobago, entre outros. A grande inovação, foi a inclusão da prova em mar aberto, realizada em uma de suas tantas e belas bahias tropicais.

4o. Campeonato - Oaxtepec - 1997

A quarta organização do campeonato, outorgou-se na " Aquática Nelson Vargas", na imensa cidade turística de Oaxtepec, no estado de Morelos(próximo à Cuernavaca), em setembro de 1997. Mais de 1.200 nadadores, representando clubes de onze países, se inscreveram. A prova de "águas abertas", foi realizada nas águas cristalinas do rio "Las Estacas", centro de recreação e laser, a meia hora do local da competição principal.

5o. Campeonato- Fort Lauderdale, Flórida, EUA - 1999

Do Quinto Campeonato Latino-Americano e do Caribe de Natação Máster, participaram um total de 1086 nadadores, de dezenove países, reunidos no" International Swimming Hall of Fame Aquatic Complex", em Fort Lauderdale, Flórida. Pela primeira vez a Internet, cumpriu um papel importante proporcionando serviços, nos três idiomas oficiais do LatyCar(espanhol, português e Inglês).Mais de 380 inscrições, foram recebidas via formulário web, complementando os métodos de inscrição convencionais. Através da página web do LatyCar, também confirmaram-se inscrições e distribuiu-se resultados, que contaram com 301 recordes LatyCar, um Record mundial e vários nacionais, batidos durante os cinco dias de competição. Os recordes e méritos pessoais foram brindados por intervalos com excelente música, comida, dança e muita confraternização.

 

6o. Campeonato - San José, Costa Rica – 2001

Tendo o campeonato LatyCar, sido sediado por países na América do Sul, Caribe e América do Norte, havia chegado o momento, de ter um dos países da América Central como sede do "Super Sexto" 2001 LATYCAR, o que reforçaria o objetivo do LATYCAR de desenvolver o Master na região. Esta foi a primeira experiência na qual a Federação nacional (membro da FINA), esteve diretamente encarregada de organizar e realizar o evento, o que provou ser muito positivo, no sentido de ampliar a experiência de aprendizagem do LatyCar. O LatyCar combinou positivamente as experiências de ambas as organizações, incluindo ter trazido experiente equipe de arbitragem dos EEUU, o que bem reafirmou seu emergente programa Master, sob a liderança de Irene Gordon. O "Super Sexto" trouxe ao LatyCar muita experiência em lidar com os Ministérios de Turismo e de Esportes, já que ambos foram mobilizados, no sentido de ter o suporte em todas as instalações necessárias, e oferecer aos nadadores e suas famílias, fantásticos programas turísticos. Além de ter trazido à Costa Rica seu maior evento de Masters em todos os tempos, LatyCar fez uma doação à sua comunidade de natação de uma completo COLORADO TIME SYSTEM, de oito raias e pólo-aquático, que chegou bem a tempo de ser usado no campeonato. Esportes disputados: natação e pólo-aquático, em San Jose, a prova de Águas Abertas, realizada no lado Pacífico do país, além de  provas postais, nadadas antes do campeonato; especificamente, os 1.500 m, a 1-hora individual e os revezamentos de 1-hora. No total, mais de 700 atletas de 19 paises participaram na competição, de uma semana de duração e mais de 40 novos recordes continentais foram estabelecidos. Todos os revezamentos foram realizados no último dia antes da prova de Águas Abertas, de forma que os atletas tivessem liberdade para visitar a cidade e os vulcões, após nadar mais cedo. Esta inovação no programa foi um sucesso completo. Pólo aquático foi jogado à noite com clubes de 5 países. O campeonato de natação foi vencido pelo Caracas Máster da Venezuela. O Italiano-Venezuelano Clube da Venezuela ganhou o torneio de pólo. Muitos resultados excelentes foram obtidos, durante nossa experiência costaricensse, principalmente, a de que seus masteres locais "embarcaram no nosso trem" e estão buscando ativamente o crescimento em seu país; adicionalmente o pólo-aquático foi introduzido no programa.

7o. Campeonato - Barbados 2003

Várias propostas foram recebidas para sediar o Campeonato LatyCar 2003. Barbados ganhou de Porto Rico e República Dominicana; infelizmente este último carecia de números de orçamento, mas também teria sido uma excelente escolha. Mais uma vez, o LatyCar foi organizado pela Federação Nacional local (membro da FINA), a Barbados Amateurs Swimming Association (BASA). Mais de 300 nadadores se inscreveram. Equipes de 18 países foram representadas e mais de 90 novos recordes continentais foram estabelecidos. A prova Postal de 1.500 metros também foi corrida antes da competição com mais de 20% de participação, um novo recorde. O clima estava absolutamente lindo com céu azul e brisa forte. As provas correram no horário, terminando pouco após o meio-dia, permitindo aos atletas e amigos visitarem a ilha durante as tardes e noites. A prova de Águas Abertas tomou lugar na linda Baía Carlisle, sob uma condição climática espetacular vista apenas em lugares como Barbados. Mais de 150 atletas participaram. A árbitro do campeonato, Irene Gordon (EEUU), seu marido Bob Gordon, assim como todos os juízes assistentes realizaram, mais uma vez, um trabalho soberbo. Seus conhecimentos e experiência tornaram possível que, mais uma vez, houvesse um fluido e organizado campeonato em todos os sentidos. O campeonatos foi conduzido de acordo com as regras da FINA. O Jantar de Prêmios foi bem organizado e amplamente coberto pela imprensa local. Todas as homenagens individuais e por equipes foram entregues. O campeonato foi vencido pela equipe Bramaster do Brasil. Os vencedores das provas postais do AMISTAD-CUBA 2002 também foram premiados com lindos pendentes da ilha de Cuba, individualmente produzidos sob encomenda. Mais uma vez LatyCar, deixa um exemplo a todos os atletas masteres, sobre amizade, competitividade, empatia e calor pessoal, com os novos rivais aquáticos. Veio a ser uma excelente oportunidade para trocar idéias, experiências e conhecimento entre países. Todos ficaram maravilhados, especialmente pelos nativos de Barbados competindo, já que cada um deles fez um excelente trabalho como anfitriões. Para ter certeza de que a mensagem do LatyCar chegue a todos os atletas do continente,  os futuros campeonatos terão promoção apropriada do evento, a todos os nadadores másteres das Américas. Várias propostas foram recebidas para o LatyCar 2005, sendo São Paulo, Brasil a selecionada como sede para este campeonato.
 

 

Saltos Polo Aquático Nado Sincronizado Natação Aguas Abertas Provas Postais